sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bolos e bolinhos!

        O dia 30 de Outubro foi um dia muito doce na nossa escola... havia um cheiro diferente, delicioso! Era o Dia do Bolinho! Nozes, passas, pinhões e figos foram os frutos do Outono que juntámos à massa fofinha que a professora Rosa amassou com muito carinho!
        Mas não pensem que ficámos apenas a ver! Arregassámos as mangas e, de mãozinhas bem lavadas, ajudámos a juntar os ovos, a farinha, o açúcar e o azeite. Fizemos os bolinhos com formas divertidas que foram cozidos logo ali, na cozinha da Escola. Que cheirinho!
        No fim do dia, comemos os nossos bolinhos e levámos para casa, dentro da saquinha que enfeitámos com a técnica do guardanapo, bolos e bolinhos para os pais!
        

Concurso de desenho

No dia do nosso Bolinho fizemos uns bonitos desenhos para o concurso. Depois escolhemos um por cada ano de escolaridade. Aqui vos deixamos os desenhos que foram mais votados!






quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Saquinhas do Bolinho com a técnica do guardanapo

     Para o Dia do Bolinho, decorámos uma saquinha de tecido cru com a técnica do guardanapo. É uma técnica muito bonita e fácil de fazer, mas que tem de ser feita com muito cuidado.
       Nesta técnica usa-se apenas uma das folhas do guardanapo, a que tem o desenho que queremos colar.
       Recortámos o desenho e separámos as folhas. Usámos uma cola especial para colar o guardanapo no tecido, com um pincél macio para não rasgar.
       Esta cola tem de ser colocada em pouca quantidade e sempre do meio do guardanapo para as pontas. Depois de seco, passámos o saquinho a ferro para que possa ser lavado sem que o guardanapo se descole do tecido.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Abecedário sem juízo!

       A autora de livros para crianças, Luísa Ducla Soares, escreveu um poema muito engraçado em que brincava com o abecedário. Chamou a esse poema "Abecedário sem juízo". Lemos este poema e pensámos... e se, por um momento, fossemos poetas e poetisas e escrevessemos um poema como esta autora? 
        Experimentámos brincar com o abecedário e com os nomes dos meninos da sala... o resultado é o que poderão ler!

A é a Ana Raquel, que pinta um desenho sem pincél!
A é o André, que faz banzé com o chimpanzé!
B é a Beatriz, que bebe sumo do chafariz!
D é o David, que come a casca da pevide!
D é o Diogo, que queima as meias dentro de um ovo!
G é o Gonçalo, que faz surf com um galo!
L é a Laura, que cura a orelha da Isaura!
M é a Mafalda, que toca piano com uma fralda!
M é o Magno, que faz gelatina com o Mago!
M é a Mariana, que faz rasteiras com uma banana!
O é a Ofélia, que faz sumo de camélia!
R é a Raquel, que passa o dia a comer papel!
S é a Sara, que arranca as penas da arara!
T é a Telma, que toca guitarra com uma melga!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Gelatinas e frutas!

      No dia 16 de Outubro comemorámos o Dia da Alimentação na nossa Escola. Para celebrar este dia especial, fizemos uma gelatina de morango com pedacinhos de fruta da época. Com a ajuda de todos, fizemos um lanche saudável!
      Fomos para a cozinha e colocámo-nos à volta da mesa. Em primeiro lugar lemos as instruções. De seguida, despejámos duas carteiras de gelatina em pó para uma taça. Juntámos meio litro de água a ferver (com a ajuda das professoras) e depois meio litro de água fria. Mexemos sempre muito bem para a gelatina ficar bem dissolvida. Para ajudar a solidificar, acresecentámos alguns cubos de gelo.
      Depois, distrbuímos a gelatina em tacinhas e colocámo-las no frigorífico. No fim da tarde, juntámos a fruta!
       Em equipa, preparámos uma deliciosa receita, aprendemos e divertimo-nos. E adivinhem? Comemos tudo!


Texto Colectivo