quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fábrica de Histórias

Nas Palavras à Quinta, os meninos do 2.º e do 3.º ano estiveram a fabricar uma história!
Juntámos vários ingredientes, misturámos tudo e eis o que surgiu da imaginação dos miúdos...

As aventuras de Cavaleiro Dom Fo C, o Cabeça na Lua!

Alunos do 2.º ano...

Há muitos, muitos anos havia um cavaleiro chamado Dom Fo C, o Cabeça na Lua. Ele vivia numa lua muito distante: a Lua de Mel. O seu grande companheiro era o cavalo Trovão.
O cavaleiro Dom Fo C era muito distraído, mesmo muito distraído! Quando partia para as aventuras... esquecia-se do Trovão e tinha de voltar para trás!
Certo dia, o seu amigo Gigante Latinhas pediu ao cavaleiro para o ajudar contra o Monstro Baba Negra...
O Gigante tinha uma Árvore Mágica com o fruto preferido do Monstro Baba Negra: castanhas azuis com mel que davam poderes mágicos.
O cavaleiro Dom Fo C e o gigante decidiram enganar o Monstro. Pintar castanhas falsas de azul. Mas o cavaleiro como era distraído pintou-as de verde!
O Monstro pensou que as castanhas verdes tinham ainda mais poderes e comeu-as todas! Ficou cheio de dor de barriga e aprendeu a lição.
Ainda hoje lá estão a comer castanhas... com pão!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Notícia de última hora!!

É com muita alegria que os miúdos anunciam que...
somos o mais recente blogue aprovado
pelo Portal da Escolas!

Este é um sítio de referência para as Escolas do nosso país e pertence ao Ministério da Educação (Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular). Aqui encontrarão um Catálogo de Blogues Educativos (Blogues EDU) do qual, a partir de hoje, temos muita honra em fazer parte!

Clica aqui e poderás ir ao Portal das Escolas, direto ao nosso blogue!

Estamos muito felizes por podermos partilhar o que faz de nós... miúdos a pilhas!
Saudações cheias de... energiiiiiiiiia!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mas... quando começa o Outono?!

Hoje vários meninos perguntavam na Escola... "Hoje começa o Outono?"
Para responder a esta dúvida, aqui fica uma breve explicação, não só para os miúdos mas também para os graúdos, sobre o "equinócio de Outono" que dá origem a esta estação do ano! No ano de 2011 é um pouco diferente...

Equinócio do Outono 2011
Em 2011, o Equinócio de Outono, ocorre no dia 23 de Setembro às 09h05m (tempo universal), 10h05m em Portugal continental. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se até ao próximo Solstício que ocorre no dia 22 de Dezembro às 05h30m.

Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração.



Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Informações - Reunião geral de Pais

Relembre as informações dadas na reunião geral de pais. Os horários das atividades  e o horário de atendimento aos pais e encarregados de educação também já se encontram disponíveis no separador "Informações".

Clique aqui - Apresentação





quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Estamos de volta!

Os miúdos estão de volta!
A nossa escola manteve-se aberta, como era nosso desejo, e as nossas professoras também.
Temos amigos novos que começam o seu percurso no 1.º ano... os caloiros! Estamos prontos e ansiosos para os receber na escola, para inventar brincadeiras juntos, para os ensinar mas também para aprender com eles tudo o que tiverem para nos ensinar.
Contamos com a sua energia para continuarmos este nosso projeto...

Já existem algumas novidades no blogue que convidamos a comunidade a consultar. No separador "Informações" encontrarão tudo o que precisam de saber sobre a organização do ano letivo e informações que serão atualizadas assim que possível.

Mas... pensamos que estejam curiosos com o início das aulas! Por isso informamos os nossos miúdos que no dia 15 de setembro, às 9 horas, iremos dar as boas vindas ao novo ano que começa.

Para os pais e Encarregados de Educação irá realizar-se uma reunião no dia 13 de setembro, às 18 horas e 30 minutos.

Já se encontram disponíveis as listas de material na escola que poderão levantar junto da nossa assistente.

Mantenham-se atentos ao blogue pois iremos atualizar informações e divulgar tudo o que precisam de saber sobre a nossa escola... Até lá! Saudações energéticas!