terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nove escolas... Uma história!

Hoje esteve alguém especial na nossa escola! Alguém que escreve histórias e que está a ajudar os meninos e professores das 9 escolas do nosso agrupamento a escrever uma história também especial!
É maceirense, simpática e com muita luz!
Já perceberam?!
Exato! A escritora Ana Cristina Luz!
Foi um prazer recebê-la, ouvir o que tinha para nos contar. Respondeu pacientemente a todas as questões dos miúdos e ainda nos falou de Henrique Sommer, personalidade importante da Maceira...que entrará na nossa história!
Depois de já ter passado por 4 escolas, a história será continuada por nós e enviada para a próxima escola, e outros meninos encherão de aventura e magia este nosso conto!
Obrigada à escritora Ana Cristina Luz pela sua simpatia, por nos ajudar neste projeto e inspirar com ideias!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cientistas à solta!

É segunda-feira e a nossa amiguinha Carolina apareceu na Escola com um trabalho muito original...
Parecia uma caixa de cartão mas... tivemos uma surpresa quando a abriu! Dentro desta caixa estavam muitos tipos de folhas que a Carolina, com a ajuda dos pais, procurou, observou e recolheu tal e qual como uma cientista! Pesquisou um pouco sobre estas plantinhas e escreveu o que descobriu. Colou na caixa de cartão e... o resultado foi este!




Um trabalho bonito e uma ideia para todos os miúdos que gostam de passear na Natureza e investigar!

Tu também podes pesquisar, observar a Natureza e fazer trabalhos bonitos e criativos com a ajuda de pais, avós, irmãos ou amigos! Aceitas o desafio e juntas-te aos nossos cientistas à solta?!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval!

É Carnaval! Tempo de alegria e brincadeiras! Tempo de máscaras e mascarados!
Tempo de fazermos uma visita aos nossos amigos do Jardim de Infância do Arnal para convivermos, brincarmos e, juntos, festejarmos o Carnaval!
Havia muitos mascarados, todos diferentes, mas todos muito divertidos e bem-dispostos. Estava um dia lindo de sol que nos convidou a passear pea localidade a cantar e a desfilar!

Para celebrar este dia, deixamos aqui um poema escrito pela Joana do 3.º ano!

É CARNAVAL, NINGUÉM LEVA A MAL
Para mim, o Carnaval é
Palhaçadas engraçadas e
Partidas divertidas!
 Todos mascarados,
Não ficamos chateados, mas
Ficamos maravilhados!
Desfarçamo-nos de dragões e ladrões
De polícias e leões!
 Lançamos confetis, serpentinas   
Para as meninas traquinas!
Neste Carnaval
Um concurso especial
Há palhaços com laços,
Bailarinas muito finas,
Vampiros que dão tiros,
Bruxas esbrenhuchas,
E outras surpresas sobre as mesas.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Poupar água e luz!

Para as tarefas 4 e 5 da Gincana Rock in Rio, os desafios colocados às escolas e aos alunos são simples:
poupar água  e   poupar luz!!

Assim, temos conversado bastante sobre o que podemos fazer na escola e em casa para pouparmos o bem precioso que é a água, e poupar na conta da eletricidade. Tomámos várias medidas que todos os dias os miúdos tentam cumprir e ajudar a que todos cumpram.
Realizámos cartazes com avisos importantes que colocámos junto aos interruptores da luz e que lembram da necessidade de apagar as luzes e desligar os computadores quando não são necessários. Procuramos ainda manter as portas das salas estejam fechadas para não haver desperdício do calor produzido pelo aquecimento.

Colocámos também cartazes nas casas de banho dos meninos e das meninas para lembrar que devem puxar o autoclismo apenas uma vez para não desperdiçar água. Também colocámos 1 garrafa de água de litro e meio em todos os autoclismos para que estes não encham completamente e, assim, pouparmos, em cada descarga, mais de 1 litro de água... Se pensarmos que vamos 3 a 4 vezes por dia à casa de banho na escola... pensa bem: quantos litros estaremos a poupar?!
Cerca de 100 litros... por dia!
Também ouvimos muitas explicações das professoras sobre como lavar as mãos da forma correta e poupando água! Lembra-te: desliga sempre a torneira da água quando estiveres a ensaboar as mãos, ou em casa, quando estás a tomar bannho ou a lavar os dentes!
Assim, esperamos ter um bom desempenho nestas duas tarefas. Porém, o mais importante é pouparmos estes bens tão importantes e claro... poupar o nosso AMBIENTE!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pára-Quedas!

Hoje realizámos uma experiência de que gostámos muito!
Com um copo de iogurte, 4 fios com cerca de 30 centímetros e um saco de plástico, construímos um pára-quedas! Tentámos perceber o que acontece quando são lançados os pára-quedas e, como tínhamos diferentes tamanhos de sacos de plástico e de copos, procurámos compreender se os diferentes tamanhos e peso teriam alguma influenciam no tempo que os pára-quedas levariam a chegar ao chão...!

Foi uma diversão! Depois de vários lançamentos, apercebemo-nos da existência do ar e de que é este que faz o saco enfolar e fez "voar" os nossos pára-quedas. Também nos apercemos que o vento é o ar em movimento... daí alguns pára-quedas terem voado para bem longe!

Percebemos ainda que a diferença no tamanho dos sacos e o peso dos copos de iogurte influenciam o tempo que o pára-quedas demorou a cair no chão... quanto maior o saco, mais tempo demorava! Quanto mais pesado era o copo, mais depressa caía ao chão o nosso pára-quedas!

Uma aula ao ar livre, para aprender um pouco de ciência!


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Adivinha quanto gosto de ti... André Sardet

Aqui fica o vídeo para poderes cantar e dedicar a alguém que gostes muito!

Adivinha o quanto gosto de ti...

Na nossa aula de hoje, para comemorarmos o Dia de São Valentim, este Dia dos Amigos ou Dia dos Sentimentos, fizemos algo especial...

Ouvimos ler a história "Adivinha Quanto Gosto de Ti", obra do Plano Nacional de Leitura, do autor Sam McBartney. A história conta-nos como uma Pequena Lebre Castanha tenta dizer à Grande Lebre Castanha o quanto gosta dela! Mas era pequenina e... abria os braços, punha-se em bicos dos pés... saltava o mais que podia! Mas, mesmo assim, nada era suficientemente grande ou longe ou alto para mostrar à Grande Lebre o quanto gostava dela... Então, lembrou-se e disse...

"Gosto de ti desde aqui... até à Lua!" E, adormecendo... já não ouviu a Grande Lebre dizer-lhe...
" E eu... desde aqui até à Lua... e de volta até cá abaixo..."

Espreita este vídeo com a história!

Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas como as lebres descobriram, o amor não é uma coisa fácil de medir!

E a nossa aula desenrolou-se em volta da expressão dos sentimentos...
Fizemos o jogo do "SIM e do NÃO" em que conversámos muito sobre o que era preciso para gostar de alguém...

Eis algumas conclusões...
"Não interessa o que as pessoas trazem vestidas!"
"Para gostar de alguém a pessoa tem de gostar de mim por dentro..."
"Um menino pode ser de outra cor que eu sou amiga dele na mesma!"
"Os amigos têm de respeitar as opiniões uns dos outros!"
"Para mim é importante que um  amigo seja carinhoso."
"Nós somos todos diferentes e isso não interessa!"

Inspirado nesta história, o músico André Sardet, no seu álbum "Mundo de Cartão", compôs a música "Adivinha quanto Gosto de Ti!". Ouvimos, cantámos, sublinhámos o verso que nos tocou mais... houve até quem chorasse de felicidade!
No final... numa Lua que a professora nos colocou nas costas... dissemos "bem nas costas"!! Só pudemos escrever coisas boas sobre os amigos! Seguiram-se muitos abraços!!
Assim foi muito mais fácil perceber que não custa nada dizer a quem gostamos... GOSTO DE TI!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vencemos mais uma etapa!

Terminou a 2.ª tarefa da Ginacana Rock in Rio, com a venda de pulseiras "Por um Mundo melhor". Mais uma vez, e com muito orgulho, a união entre as escolas do Agrupamento, o empenho de alunos, professores e pais foi um sucesso.

A nossa participação tve um ótimo resultado...O 1.º LUGAR para a nossa escola (na contagem de pulseiras vendidas por aluno) e um 3.º lugar para a Escola Sede, a Escola Básica e Secundária da Maceira (na contagem de maior número absoluto de pulseiras vendidas).

Em mais um evento do Rock in Rio, em que estivemos presentes com 5 alunos da nossa escola, foi anunciado que foram vendidas, a nível nacional, mais de 180.000 pulseiras! Tal resulta em 180 mil euros com destino a bolsas de estudo na área da música e ações de solidariedade a nível local, para onde iremos destinar os 10% do valor de pulseiras vendidas pela nossa comunidade.



São ótimas notícias e, os nossos miúdos, em nome da nossa escola, agradecem a todos os que contribuiram, a todas as escolas, alunos e pais que abraçaram esta tarefa conosco! Só foi possível com este trabalho em equipa. A todos... MUITO OBRIGADA! Aqui fica um vídeo com os nossos miúdos sobre a ação em que participámos em Lisboa, em plena Praça do Rossio...!

Continuaremos a trabalhar nas próximas tarefas com afinco e esperamos continuar a ser bem sucedidos. Para já, estamos muito empenhados na poupança de luz e de água na escola!

Também terminou para a nossa escola o período de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos para a tarefa "Escola Eletrão", mas continuamos a trabalhar para ajudar a Escola Sede do Agrupamento, ainda a aguardar o seu período de recolha. Por isso, pedimos a todos os pais e restante comunidade que continuem a fazer chegar os seus resíduos às nossas escolas pois ainda prolongaremos esta recolha até 23 de março.

A todos... boas tarefas!