terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Arnal pelos olhos do Magno!

A localidade onde eu moro chama-se Arnal e é uma das 29 localidades da Freguesia de Maceira.
A Freguesia de Maceira foi criada no ano de 1517 a partir da Freguesia de S. Estevão pelo Infante D. Afonso, filho d’el-rei D. Manuel, com a obrigação dos moradores se deslocarem à Freguesia de Santo Estevão pelo menos uma vez em cada ano, no dia deste Santo, hábito que desapareceu com a extinção da dita Freguesia de Santo Estevão. Tem como Padroeira a Nª Senhora da Luz.
A área total é de 47,11km2 e, segundo dados de 2001, existem cerca de 9981 pessoas.
O Arnal tem a Capela de Santo Amaro que foi fundada no ano 1576, demolida em 1876 e depois reconstruída. Em frente à Capela, existe uma estátua em homenagem ao Santo que está virada para a nossa localidade e, assim, a olhar por nós!
Destaca-se ainda a igreja matriz de Nossa Senhora da Luz, considerada imóvel de interesse público pelo Decreto nº29/84 de 25 de Junho.
Outros pontos de interesse existem para serem visitados, por exemplo, a Senhora da Barroquinha onde uma pequena cascata cai durante todo o ano. É um bom local para as famílias fazerem piqueniques.
A minha localidade tem algumas instituições muito importantes, tais como: o Centro de Saúde. os Bombeiros Voluntários de Maceira e a Academia para os idosos. Temos a Junta de Freguesia e o cemitério logo ao lado. O Arnal tem, ainda, uma Associação Cultural e Recreativa e uma Filarmónica.
Podem encontrar também o edifício dos escuteiros do qual faço parte como Lobito, o Jardim-de-infância e a minha escola actualmente.





Realizado por Magno Boinhas
Apoiado pelos pais
Fotos tiradas num Domingo à tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário