sexta-feira, 10 de junho de 2011

Novo Programa da Matemática e o Euro

O Novo Programa da Matemática foi uma novidade este ano para os 1.º e 3.º ano de escolaridade. O desenvolvimento de tarefas desafiadoras, em que são trabalhadas diversas competências, com especial importância à comunicação matemática e ao uso de estratégias diferenciadas, tornam a perspetiva do processo ensino-aprendizagem um pouco diferente da perspetiva do programa anterior.

Para auxiliar os alunos do 1.º ano a trabalhar com o dinheiro em circulação, o Euro, a nossa professora em conjunto com os professores estagiários da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, desenvolveram uma tarefa em que grupos de alunos teriam de elaborar uma refeição saudável. 

Com a ajuda da Roda dos Alimentos, cada grupo ficou responsável pela confeção de uma das partes da ementa: sopa, prato de peixe, prato de carne e sobremesa. Em seguida, com as carteiras que fizemos reaproveitando pacotes de leite, fomos às compras! Tivemos de gerir o dinheiro do nosso grupo e escolher muito bem entre produtos saudáveis e pouco saudáveis, produtos nacionais e estrangeiros, mais caros e mais baratos. Teríamos de ter cuidado pois não podíamos gastar o dinheiro antes de ter tudo o que precisávamos! Por fim, todos os grupos partilharam as suas compras e explicaram como escolheram os produtos, quanto gastaram e quanto dinheiro ainda restou!

Aprendemos bastante!




Conheça o Novo Programa da Matemática, em pormenor, aqui!

1 comentário:

  1. Esta Atividade foi bastante divertida, adorámos ajudar os alunos do 1.ºano a trabalhar com os euros.

    De: Alunas do 4.ºano

    ResponderEliminar