segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Projeto "Quem foi Henrique Sommer?"

Uma das grandes novidades deste ano letivo foi a homenagem a Henrique Sommer, figura notável da vila de Maceira, como patrono do nosso agrupamento que se passou a chamar Agrupamento de Escolas Henrique Sommer.
 
Mas... quem foi esta personalidade? Parece-nos que isto é caso para investigação!
O desafio foi lançado! Ao longo do 2.º período, na Área de Projeto, vamos dedicar-nos  à descoberta da pessoa que foi Henrique Sommer. Os alunos já formaram grupos e já começaram as suas pesquisas!
 
Quem ouviu falar destes investigadores foi a avô José Filipe (avô da aluna Sofia do 3.º ano) que trabalhou nesta fábrica e que, agora reformado, conta as suas histórias e partilha a sua sabedoria no Museu da Fábrica de Cimentos Secil ... aos fins de semana!
 
Foi com muito prazer que o convidámos a visitar a nossa e a ajudar-nos com o nosso projeto.  Foi com ainda mais gosto e alegria que recebemos a sua visita! Ouvimos atentamente tudo o que nos contou, tomámos notas, escrevemos textos. O avô respondeu às nossas perguntas e curiosidades sobre a fábrica de cimentos, como se faz o cimento, sobre as pedreiras! Explicou-nos como Henrique Sommer e João Rocha e Mello chegaram à contrução da fábrica aqui na Maceira e da obra social de Henrique Sommer.
 
Guardamos todas as informações para o nosso projeto... são preciosas! Agradecemos ao Avô José pela sua disponibilidade e simpatia! Foi uma tarde em cheio!
 
Se quiseres podes visitar o Museu que se encontra aberto ao público com um horário de funcionamento das 14h30 às 17h30, aos Sábados e Domingos. Podes ainda consultar a sua página aqui!

 
Visita do avô José Filipe
 
 
E agora, mãos à obra investigadores!
 



Sem comentários:

Enviar um comentário