quarta-feira, 15 de maio de 2013

Balanço da Workshop - "O uso da Voz em contexto Profissional"

A workshop realizada na nossa escola sobre o uso da voz por profissionais, que fazem deste instrumento a sua principal ferramenta de trabalho, tem um balanço muito positivo!
Esperamos, com a organização destas atividades, contribuir com conhecimento para a comunidade. Aqui fica o balanço feito pela formadora e representante de pais da nossa Escola, a quem agradecemos, assim como à formadora Joana Ferreira.




Workshop a voz em contexto profissional – técnicas para a saúde vocal e projeção da voz

 A voz é um instrumento de trabalho fundamental para muitas áreas profissionais, mas toma nos professores uma dimensão muito importante que só é valorizada quando se perde este instrumento fundamental para o normal desempenho da profissão. A voz é muito mais que um instrumento para transmitir informação, ela transmite sentimentos e emoções, transmite segurança, transmite amor e transmite conhecimento para toda a vida.

Neste workshop tivemos como ponto de referência a prevenção, ou seja, a auto responsabilização  para a manutenção da saúde vocal, dando ferramentas para tornar a comunicação mais eficaz, preservando a saúde vocal.

Fizemos uma avaliação individual, com resposta a um inquérito, onde cada participante pôde verificar o seu estado de saúde vocal. Depois de analisar este inquérito, seguiu-se uma explicação como funciona o aparelho fonador, quais as suas características anatómicas, fisiológicas e biomecânica e quais as causas mais comuns das patologias do trato vocal.

Das estratégias para a preservação da saúde vocal abordadas as mais relevantes foram:
 - beber água em pequenos goles, não beber bebidas muito frias ou muito quentes, não gritar, não pigarrear excessivamente, não estar sujeito a pós ou poluição, poupar a voz, dizendo só o que é importante, de forma clara, articulando as palavras de forma correta e perceptível, evitando assim as repetições.

 Fizemos exercícios de aquecimento e arrefecimento da voz, exercícios estes que devem ser executados antes e no final das aulas. Os exercícios para a projeção de voz e articulação foram muito interessantes e divertidos, tais como o trava línguas, declamação de textos. Também a auto massagem aos músculos faciais foi um exercício trabalhado com o objetivo de os relaxar, abrindo e fechando a  boca, enchendo as bochechas de ar e levando a  língua a percorrer os dentes.

 Os presentes fizeram exercícios de mobilidade, estiramentos e relaxamento dos músculos da cervical e cintura escapular, e executaram exercícios de postura. A postura correta é fundamental para a projeção da voz e para o trabalho biomecânico do aparelho fonador. Para o trabalho correto da laringe é fundamental a posição relativa da cabeça, ou seja a cabeça deve de estar alinhada com os ombros e não projetada para a frente. A respiração correta é também fundamental, para a projeção de voz, fizemos vários exercícios respiratórios para melhorar o padrão respiratório.

 Por fim fizemos exercícios de relaxamento e consciência corporal, com música muito calma, estes exercícios tiveram o objetivo de melhorar o auto conhecimento corporal.

 Fizemos um inquérito por email aos participantes e recebemos feedbacks importantes como este:
"Gostei muito do ambiente que se criou e quero agradecer a oportunidade de ter aprendido técnicas novas que já estou neste momento a colocar em prática."
 
Representante de Pais e Encarregados de Educação da EB Maceira n.º 1 - D. Céu Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário