segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Somos curiosos! :: D. Pedro I e Inês de Castro ::

(pesquisa realizada pela aluna Raquel Sousa)

" Entrava o ano de 1355, um Janeiro frio, a corte estava em Montemor-o-Velho, Pedro e Inês em Santa Clara, ali perto, em Coimbra. Ligava-os um amor que nenhuma razão podia destruir. Alguns viam nisto graves riscos para o reino. Os conselheiros a D.Afonso IV, pai de D.Pedro, razões e factos pelos quais Inês deveria morrer.

D.Afonso IV hesitava. Não apreciava nada a família de Inês, mas a verdade é que era a mulher do seu filho, a mãe dos seus netos. Os conselheiros insistiam:

- Senhor, ela já fez bastante mal ao reino com a sua má influência sobre o vosso filho. É preciso que a condeneis à morte. Amanhã D.Pedro vai sair para a caça. E este é o momento!
- Pois seja! -aceitou D.Afonso, relutantemente.
No dia seguinte, D.Afonso IV e os conselheiros saíram em direcção a Coimbra. Um sol pálido viu-os entrar no paço de Santa Clara. D.Afonso mandou chamar Inês de Castro:
- Inês, viemos aqui para te dizer que te condenámos à morte pelos males que tens trazido ao reino. – disse-lhe o rei, abruptadamente.
- Senhor, tende piedade! – suplicou Inês – Sou a mãe dos vossos netos, poupai-me a vida , são ainda tão pequenos, precisam de mim! – disse Inês em desespero.
D.Afonso voltou as costas, pois custava-lhe ver aquilo.
A sentença fora ditada e cumprida."

1 comentário:

  1. Bom trabalho!
    Gosto muuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiito desta "estória" da nossa história.
    Meninos , estão de parabéns.
    Beijinhos
    Profª Rosa

    ResponderEliminar