sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Área de Projecto... Índia

Quem descobriu o caminho marítimo
para a Índia?


Quem descobriu o caminho marítimo para a Índia foi Vasco da Gama. O caminho marítimo para a Índia foi descoberto em (1497-1499).

Vasco da Gama foi Vice-rei da Índia, foi um navegador e explorador português.

Na Era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar directamente da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo equador.

No fim da vida foi, por um breve período, governador da Índia portuguesa com título de vice-rei seu mandato em 1524, foi procedido por Duarte Menezes e sucedido por Henrique de Menezes. Vasco da Gama nasceu em 1469 24 de Dezembro em Sines, Portugal, faleceu em 1524 em Cochim, Índia.

Vasco da Gama era filho de Estêvão da Gama, que em 1460 era cavaleiro da casa de D. Fernando de Portugal, duque de Viseu.

Desde o início do século XV, impulsionados pelo infante D. Henrique, os portugueses vinham aprofundando o conhecimento sobre o litoral Africano. A partir da década de 1460, a meta tornara-se conseguir contornar a extremidade sul do continente africano para assim aceder às riquezas da Índia - pimenta preta e outras especiarias - estabelecendo uma rota marítima de confiança.

Portugal pretendia usar a rota iniciada por Bartolomeu Dias para quebrar o monopólio do comércio mediterrânico.
 
Pesquisa realizada pela aluna Beatriz Santos - 4.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário