sexta-feira, 12 de abril de 2013

A nossa primeira workshop foi um sucesso!


No dia 6 de abril de 2013, decorreu a workshop sobre “Primeiros Socorros para crianças: como atuar em caso de acidente”, na Escola Básica nº 1 da Maceira, com a colaboração dos BVM e a formadora Regina Ruivo.

 
 As crianças são a preocupação de pais e educadores e os perigos espreitam por todos os lados. Se falarmos de uma escola, onde crianças brincam, correm e jogam, a probabilidade de acontecerem acidentes multiplicam-se tais como quedas e ferimentos. É fundamental estarmos todos preparados para atuar corretamente, de forma a não colocar em perigo a nossa segurança, a das crianças e a de todos os presentes, sabendo como agir no sentido de minimizar possíveis sequelas ao acidentado. É também importante saber avaliar a situação para acionar os meios de socorro mais adequados.

 Os perigos não existem só na escola, em casa também existem diversas situações que podem comprometer a saúde das nossas crianças tais como febre, intoxicação por ingestão, queimaduras, engasgamento e outros.

 
 A formação dividiu-se por informação teórica e prática. Abordou-se o Sistema Integrado de Emergência Médica, o suporte básico de vida e desobstrução das vias aéreas, como tratar picadas de insetos, o que fazer em caso de convulsões e crises de asma, entre outros temas importantes.

 
 Discutiram-se também formas de atuação mais atualizados, como por exemplo formas de reduzir a temperatura numa criança com febre (pode dar um banho, mas com água morna e não fria) ou a colocação do supositório (deve de ser colocado com a parte plana primeiro).

 Abordou-se, ainda, qual o melhor procedimento em caso de ferimentos, quer no caso de a criança ir para o hospital quer quando a criança não vai ao hospital. Estas duas situações podem implicar procedimentos diferentes. Outra informação importante prendeu-se com os produtos a incluir numa caixa de primeiros socorros, tanto na Escola como em casa.

 Foi uma sessão de grande utilidade para os pais, professores e animadoras de ATL que estiveram presentes, numa manhã em que a Escola em parceria com os Encarregados de Educação e os Bombeiros Voluntários da Maceira procuraram servir a comunidade com o seu maior contributo: conhecimento.

 Agradecemos à formadora e bombeira Regina Ruivo pela sua disponibilidade e saber.

Professoras da EB Maceira n.º 1
Representante dos Pais e Encarregados de Educação

 

Sem comentários:

Enviar um comentário