sexta-feira, 5 de abril de 2013

Notícias frescas!

Nas Palavras à Quinta desta semana trabalhámos e escrevemos uma notícia. Aprendemos como se escreve, as suas partes e a importância de darmos muita informação com o mínimo de palavras!

Como tivemos a visita do professor e escritor Rui Matos na nossa Escola, visita inserida no projeto "Escritores da Nossa Terra", escrevemos uma notícia sobre este importante acontecimento...

Rui Matos leva à Escola as suas palavras


No passado dia 4 de abril, o professor e escritor 
Rui Matos visitou a Escola n.º 1 de Maceira, 
no Arnal, para partilhar com os alunos a sua 
paixão pela escrita.

    O escritor Rui Matos dirigiu-se a esta Escola e a outros estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas henrique Sommer - Maceira, para participar no projeto "Escritores da Nossa Terra". Apresentou aos alunos alguns dos livros que escreveu para crianças como a coleção "As Aventuras do Rafa". Esta coleção já contém 10 livros e o escritor explicou aos alunos que pretende continuar a criar aventuras sobre este rapaz de 12 anos. O escritor também mostrou aos alunos outras obras como "Os Taxistas da Praia" e "O Diabo das Palavras", leu o poema "O Espantalho Retalho", que ainda não está publicado, e desafiou os alunos com adivinhas divertidas.
    Entrevistado pelos alunos, Rui Matos respondeu às todas as questões colocadas. Natural da Figueira da Foz, começou a escrever livros para crianças aos 38 anos. O seu gosto pela escrita surgiu em pequeno, quando dobrava jornais na tipografia do seu avô. Participou em concursos de escrita, também influenciado pelos familiares ligados ao jornalismo e ao ensino. Ganhou o concurso"Histórias cem palavras" do Diário de Notícias.
   Para além de escritor, Rui Matos é professor de Educação Física há 23 anos, com Doutoramento em Motricidade Humana, e é subdiretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Revelou aos alunos que gosta tanto de ser professor como escritor e aceitou a ideia proposta pelas crianças para escrever uma aventura de Rafa na Maceira.

Notícia (texto coletivo) - 3.º e 4.º ano, Turma 2

Sem comentários:

Enviar um comentário